Sexta-feira, 15 de Maio de 2009

O mundo virtual é a "realidade" de muitos nas sociedades pós-modernas

No âmbito do 15º Aniversário do Grupo GCI, será realizado na próxima Quarta-feira o debate “Social Engagement: Emoção & Tecnologia”. Este é o segundo encontro do ciclo “15 Anos: Rewind and Forward” e, à semelhança do que aconteceu no primeiro, contará com nomes muito interessantes.

 

O painel de oradores vai ser bastante diversificado, reflectindo uma perspectiva mais abrangente e imaginativa sobre a problemática da comunicação nas sociedades pós-modernas.

 

 

É por isso que no Café Concerto do São Jorge vão estar pessoas de áreas tão diferentes, como Diogo Vasconcelos, presidente da APDC e Distinguished Fellow da Cisco, Tiago Forjaz, Partner da Jason Associates e fundador do Star Tracker, Mafalda Moniz, Directora do Centro Social do Bairro 6 de Maio, Ana Cláudia Valente, Investigadora em Ciências Sociais, Hans-Erhard Reiter, Presidente Executivo da Ericsson Portugal, e Raul De Orofino, Actor, Autor, Encenador e Formador.

 

Se é verdade que, na essência, a velha fórmula do emissor/receptor com a mensagem pelo meio continua a ser válida, é igualmente certo que tanta coisa aconteceu desde os anos 90, os quais viram crescer a era digital e virtual para se assumir como um universo paralelo ao mundo real. Manuel Castells, na sua célebre obra a “Sociedade em Rede”, foi talvez um dos primeiros a pensar de forma integrada e científica sobre as implicações sociais desta revolução em curso.

 

Hoje, é uma evidência que os mundos real e digital se confundem, sendo por vezes difícil encontrar a fronteira que os separa. O real mantém-se igual a si próprio, por vezes, chato, monótono, solitário, fatalista…

 

Pelo contrário, o digital e o virtual não têm limites, é o palco onde tudo acontecer, e onde há, não apenas um, mas vários “admiráveis mundos novos” para descobrir e viver com novas sensações e emoções.

 

É para reflectir um pouco sobre esta temática que na próxima Quarta-feira, pelas 10h00 no Café Concerto do São Jorge, estarão reunidos seis oradores para um debate moderado por Carlos Liz da APEME, no qual o público poderá participar de forma descontraída e dinâmica.

   

publicado por Alexandre Guerra às 18:21
link do post | favorito
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

arquivos

pesquisar

subscrever feeds