Domingo, 11 de Janeiro de 2009

Um aviso que as mulheres "normais" dão aos homens da publicidade

Campanha da Dove premiada pela sua originalidade

 

Um aviso que as mulheres dão aos homens da publicidade: não tentem "vender" a perfeição, optem antes pelo realismo. 

 

De acordo com um estudo recente da Universidade de Cambridge, que ainda está em fase de conclusão, as mulheres preferem as marcas que reflictam as suas próprias identidades do que aquelas que se exprimem através de imagens e de conceitos que estão desligados da realidade.

 

Naquele que é o primeiro estudo de comportamento das consumidoras realizado a nível global, concluiu-se que as mulheres revelam maior simpatia e apetência para uma marca que decida usar modelos que de algum modo lhes transmita algo de comum e com o qual se possam identificar.

 

Pelo contrário, quando as marcas recorrem a modelos altas, magras e elgantes são poucas as mulheres que se identificam com essas imagens. "Em geral, as pessoas têm uma reacção mais positiva com as marcas que usam modelos que representam as idades dos consumidores, o seu tamanho e o seu enquadramento", revelou ao Guardian, Ben Barry, responsável pelo estudo em questão.

 

A Dove foi uma das primeiras marcas a fazer uma abordagem publicitária de acordo com os princípios que agora este estudo comprova. Numa campanha decidiu usar modelos mais velhas e mais robustas de modo a representarem de uma forma mais fiel a imagem da mulher "normal" que diariamente utiliza os produtos da Dove. 

 

Embora este estudo comprove uma tendência real e apesar das várias campanhas de sensibilização contra o excessivo culto da beleza e da magreza nas campanhas publicitárias,  a verdade é que quando se fala de marcas e de produtos de luxo, o sistema continua a "proibir" modelos que ultrapassem determindas medidas e pesos.

 

publicado por Alexandre Guerra às 19:56
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1 comentário:
De bolao megasena a 28 de Outubro de 2009
adorei o blog. Temos sempre que valorizar a mulher.
Parabens

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