Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2014

Estudo: Trabalhos em comunicação

No ano passado fiz um pequeno estudo para poder apresentar os resultados numa conferência, dirigida a estudantes de comunicação. 

Analisei todos os anúncios de emprego da Carga de Trabalhos de Junho e Julho (local preferencial para se recrutar pessoas com pouca experiência) e partilho alguns dos dados:

  • Foram identificados 138 anúncios para profissionais de comunicação e marketing, dos quais 100 pediam conhecimentos em marketing digital ou social media.
  • Dos 100 anúncios, 57 eram para agências e 43 para o cliente.
  • 80% dos anúncios pediam pessoas sem experiência ou não especificavam a mesma (12% pediam 1 anos de experiência e 7% mais de 2 anos).
  • Desses anúncios, 38% pediam "conhecimentos em Marketing Digital" e 36%, "conhecimentos em social media".
  • Dos anúncios que pediam pessoas sem experiência, ou não especificavam a experiência pretendida, 87% pediam um dos 3 perfis "com conhecimentos em gestão de páginas de Facebook", "com conhecimentos de social media", "com conhecimentos de marketing digital".

Gráfico dos pedidos em agência:

 

 

Com isto só me interrogo como estão as instituições de ensino, e os recém-licenciados, tão mal preparados para esta realidade....

publicado por Virginia Coutinho às 12:19
link | comentar | favorito
2 comentários:
De Bruno Amaral a 13 de Janeiro de 2014
Estás a fazer um salto de raciocínio que é compreensível mas demasiado grande.

Quem trabalha na área sabe que as universidades e politécnicos têm falta de programas e professores para social media/marketing digital. Em parte é devido aos requisitos apertados para contratar quem possa ensinar nestas áreas.

Os anúncios do carga de trabalhos só mostram que há empresas a procurar pessoas com formação nestas áreas, não significa forçosamente que a maioria esteja pouco preparada.
De Virginia Coutinho a 14 de Janeiro de 2014
Olá Bruno, como estás?

Antes de mais agradeço o comentário!:)

Os dados apresentados estão (indirectamente) relacionados com a conclusão. As universidades devem adaptar-se à procura, bem como a oferta...
Isto está longe de ser uma crítica, antes pretende ser uma reflexão.
;)

Comentar post

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

arquivos

pesquisar

subscrever feeds