Mundial e conduta 2.0
por: Virgínia Coutinho
direcção de marca e comunicação da EDP
As empresas têm-se deparado com a necessidade de estabelecer códigos de conduta que regulamentem a forma de estar dos seus funcionários nos social media.
Se por um lado, empresas como a Coca-cola e Kodak deixam ao critério dos seus colaboradores a forma de utilização dos social media e a menção da marca nesse contexto (apelando apenas ao bom senso e transparência), nem sempre a “liberdade” é bem vista.
Muitas outras empresas optam por proibir o seu uso. Na realidade portuguesa existem empresas onde o uso das redes sociais é apenas permitido, no local de trabalho, a partir das 18h30, noutras o seu uso no contexto de trabalho é completamente proibido A ideia de que a diminuição da produtividade está relacionado com o uso de social media no trabalho, não é uma crença de apenas países como a Índia – ver estudo, e muitos outros problemas advindos desta utilização, como problemas de segurança, deixam os empregadores reticentes. Apesar de todos os riscos, continua-se a acreditar que as vantagens da liberdade de uso são maiores.
Este post faz ainda mais sentido se tivermos em conta que a selecção espanhola tinha sido proibida, em finais de Maio, de usar as redes sociais, e ontem o seleccionador holandês, Bert van Marwijk, proibiu também a sua selecção de usar o Twitter durante o Mundial.
Possivelmente ninguém poderia antever a necessidade de uma selecção de futebol ter um código de conduta 2.0 (tal como a TAP também não pensou precisar), mas na verdade todo o tipo de instituição/organização que implique pessoas utilizadoras do mais variados tipos de social media, precisa de se precaver. A criação de um código de conduta nas redes sociais pode parecer algo pouco necessário, mas cada vez mais se vê que a melhor forma de evitar problemas será antecipá-los e que a proibição está longe de ser a solução.
do métier
o que é nacional é bom
directórios
torre do tombo
lá por fora
David Brain's Sixty Second View
bibliotecas
movimentações
fora da caixa