Quinta-feira, 15 de Abril de 2010

Queres namorar comigo?

 

Bertrand Russell, filósofo britânico e laureado com o Nobel da Literatura em 1950, escrevia há 80 anos que “descobrir um sistema que permita evitar a guerra é uma necessidade para a nossa civilização”. Uma mensagem simples mas poderosa, enquadrada no período entre guerras mundiais, onde havia já uma plena consciência da capacidade autodestrutiva do Homem.

 

Ora, este pensamento pode muito bem ser transposto para os dias de hoje, nos quais a Humanidade procura respostas para alterar o rumo por si traçado e que, se nada for feito, tem como destino um precipício ambiental e social.

 

Certamente que se Russell fosse vivo, e pudesse reescrever a sua frase em 2010, exortaria aos povos de todo o mundo a descobrir uma forma de se comprometerem de imediato com a necessidade de garantir a sustentabilidade deste planeta.

 

Uma mensagem simples, mas nem por isso redutora quanto ao seu conteúdo e dimensão. Mais do que a constatação do problema (já que esse é quase universalmente reconhecido), existe a urgência da acção.

 

A problemática da sustentabilidade é sobretudo, hoje, mais uma questão de comunicação do que propriamente de informação. Os diagnósticos, as previsões, os relatórios multiplicam-se e poucos já terão dúvidas do estado frágil e débil do planeta.

 

E é aqui que a comunicação é vital, ao nível da sensibilização das pessoas e na conquista dos “hearts and minds”, para que se comprometam já e não adiem para amanhã o seu envolvimento num problema que a todos diz respeito.

 

É por isso que o autor destas linhas não podia deixar de fazer referência ao 4º Concurso de Jovens Criativos, enquadrado numa iniciativa para uma nova campanha da Quercus, na qual o objectivo é, precisamente, comunicar para sensibilizar. Dos vários trabalhos a concurso o autor destas linhas já elegeu aquele que melhor transmite a ideia aqui deixada. As votações nas candidaturas terminam esta Quinta-feira às 18h00 e, certamente, que valerá a pena assumir este compromisso.

 

publicado por Alexandre Guerra às 00:01
link do post | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

arquivos

pesquisar

subscrever feeds