Terça-feira, 23 de Março de 2010

Jornalismo por um Melhor Ambiente

O ambiente é uma temática que nos últimos anos tem sido alvo de uma atenção crescente por parte das sociedades, em geral, e dos meios de comunicação e jornalistas, em particular. A especialização jornalística nesta área tornou-se um imperativo face às realidades emergentes, algumas delas preocupantes, e que têm impacto global e nacional.

 

Se há uns anos o jornalismo ambiental era algo praticamente inexistente, circunscrito apenas a um ou dois jornalistas, o surgimento de uma consciencialização colectiva para a problemática ambiental e a constatação de fenómenos, tais como as alterações climáticas, a destruição da camada de ozono, a acumulação de resíduos nas grandes áreas urbanas, a destruição de ecossistemas, impuseram o aparecimento de uma disciplina jornalística mais consistente.

 

Mas, como em qualquer dinâmica de crescimento, por vezes, a qualidade nem sempre impera, e daí a necessidade de, cada vez mais, valorizar-se os bons trabalhos e exemplos jornalísticos de excelência na cobertura e na comunicação dos temas ambientais.

 

É nesta óptica que o autor destas linhas sublinha o prémio “Jornalismo por um Melhor Ambiente”, promovido pela Valorsul, e que tem como objectivo “destacar trabalhos jornalísticos que, pela sua qualidade e relevância, representem uma importante contribuição para boas práticas ambientais e um desenvolvimento sustentável”.

 

As inscrições para este prémio já estão abertas e devem ser entregues na sede da Valorsul até 15 de Junho de 2010. Podem concorrer ao prémio trabalhos jornalísticos em imprensa, internet, televisão e rádio, ou ainda foto-reportagens, publicados num órgão de comunicação social português, entre 31 de Maio de 2009 e 15 de Junho de 2010. Os trabalhos a concurso devem ser da autoria de jornalistas portugueses ou estrangeiros, habilitados com carteira profissional.

 

Os interessados neste prémio poderão consultor directamente o blogue Prémio Jornalismo Valorsul.

 

publicado por Alexandre Guerra às 11:17
link | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

arquivos

pesquisar

subscrever feeds