Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2010

Associativismo

Portugal é um país de associativismo! Ao contrário do Telmo, entendo que somos um país adepto do associativismo. Até demais. Temos associações para todos os gostos. Profissionais e sectoriais, estudantis e juvenis, ambientais, desportivas e culturais, de âmbito nacional, regional e local, e sem esquecer outras fórmulas como sindicatos e ordens ou até as ONG’s e as IPSS.

 

Ao longo do meu percurso de vida participei em várias, em especial associações estudantis. É algo que me orgulho, tanto que consta do meu currículo.

 

Em várias experiências profissionais, em trabalhos internacionais, houve necessidade de explicar esta realidade bem portuguesa e, acredite-se, para pessoas de outras geografias, é algo que não é fácil entender.

 

Embora entenda que existe um excesso de associativismo no nosso país, sou um defensor desta forma de participação cívica. Não digo quantas mais melhor, não defendo exclusividades. Desde que com objectivos bem explanados e tendo conta, peso e medida, ou seja, bom senso, olho para novas iniciativas de forma positiva. E sendo um profissional da comunicação defendo a existência de associações neste sector. Associações sectoriais, que já as há, e associações profissionais, que confesso ainda não ter percebido se existem ou não.

 

No que diz respeito às Relações Públicas (ao Conselho em Comunicação), temos ao nível sectorial a APECOM. Durante muitos anos fechada em si mesma (é uma opção), tem vindo nos últimos tempos a “sair da caixa” e a demonstrar iniciativas de divulgação do sector. Pelas notícias recentes parece que continuará neste caminho, o que me parece positivo, queiram e saibam os seus associados. Em termos profissionais pouco poderei dizer, tal como disse acima não percebi ainda se existe alguma, mas existindo acabará por haver a discussão se esta deverá ir mais longe na sua actuação, quase entrando no âmbito de uma ordem ou sindicato. Isto porque já muitas vezes se falou da necessidade de mais reconhecimento da profissão e até de credenciação dos profissionais.
 

publicado por Rodrigo Saraiva às 14:48
link | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

arquivos

pesquisar

subscrever feeds