Terça-feira, 15 de Setembro de 2015

A ler

Four reasons Jeremy Corbyn needs a Spin Doctor, a ler no The Guardian.

publicado por Alexandre Guerra às 18:32
link | comentar | favorito
Quarta-feira, 12 de Agosto de 2015

A opinião de Ricardo Costa não podia ser mais certeira

A propósito do que foi escrito no post anterior sobre a polémica em torno da promo da RTP para o jogo da Supertaça, a opinião de Ricardo Costa no Expresso não podia ser mais certeira.

publicado por Alexandre Guerra às 14:24
link | comentar | favorito
Sexta-feira, 31 de Julho de 2015

Ai Jesus, que fazer com estes "senhores" do futebol?

Já todos sabemos que o futebol é uma paixão para muitos e que, por vezes, gera atitudes irracionais. Dos chamados "índios, que tanto pode ser o canalisador, o taxista, como o professor ou o juiz, espera-se tudo, mesmo os maiores disparates, quando o que está em causa é o seu clube. Já menos compreensível e muito menos aceitável é quando os "patrões" do futebol, eles próprios, tenham comportamentos lamentáveis, que em nada dignificam os cargos de alta responsabilidade que ocupam à frente dos clubes ou das insituitções que regulam o futebol.

 

Em Portugal, esses "senhores", a quem lhes foi "atribuído" um poder quase absoluto e uma influência perversa na sociedade, na política e nos agentes da comunicação social (uma situação incomparável com o que se passa noutros países) vão ocupando os seus tronos sem que, enquanto lá estiverem sentados, alguém (incluindo autoridades policiais e judiciais) ouse desafiar aquilo que, por vezes, são elementares devaneios comportamentais e, até mesmo, atitudes inadmissíveis num Estado de Direito.

 

Tendo eles próprios a noção de que podem dizer e fazer quase tudo, ainda por cima com o tempo de antena que quiserem (veja-se o abuso do número horas que os três canais informativos estão neste momento a dedicar ao futebol e respectivos programas de debate, já para não falar no caso raro que é Portugal ao ter nas bancas três diários desportivos) e sem que sejam chamados à atenção (por políticos, então, nem pensar), leva a que cometam determinados actos reprováveis perante situações que, supostamente, nao serão do seu agrado. Isto evidencia um espírito pouco tolerante e, sobretudo, ausente de qualquer noção de bom senso e clarividência.

 

Então não é que os responsáveis do Benfica e Sporting se uniram numa frente comum para combater uma ameaça àquilo que devem considerar o bom nome dos seus clubes? E como se não bastasse, a FPF juntou-se a este circo. Imagine-se o que poderia unir estas três entidades numa manifestação tão veemente de protesto? Não, não é a violência no futebol e muito menos o combate ao racismo, nem qualquer causa solidária. É sim, espante-se o leitor, uma promo da RTP para o jogo da Supertaça do próximo dia 9 de Agosto e que vai opor o Benfica e Sporting. A referida promo, que é perfeitamente banal, sem linguagem ofensiva, imagens obscenas ou qualquer mensagem de cariz político-religioso, suscitou queixas daqueles dois clubes e da FPF contra a RTP.

 

PiaR sabe que no próprio Sábado, dia em que a promo foi para o ar, os dois clubes ligaram de imediato para a RTP a "exigir" que a mesma fosse retirada do ar. A própria FPF terá enviado um e-mail para a RTP na mesma linha, esquecendo-se, certamente, de outros tempos em que a censura imperava e estes comportamentos eram aceitáveis. Mas, como se disse, isso eram noutros tempos. A verdade é que a estação pública não gostou daquele pedido, tendo a mesma promo ficado no ar até esta Quarta altura em que entrou uma outra, sendo que o PiaR sabe que estão previstas entrarem mais duas até ao dia do jogo.

 

Dentro da RTP, sobretudo ao nível de quem mais directamente esteve relacionado com esta promo, o PiaR apurou que a atitude do Benfica, Sporting e FPF causou bastante estranheza e foi mesmo alvo de alguma chacota perante o ridículo e a falta de noção democrática dos dirigentes daquelas três entidades. Não deixa de ser irónico que a Federação acuse a RTP de não respeitar os valores do futebol, quando é aquela própria instituição, juntamente com o Benfica e Sporting, que, neste caso, não respeitaram os valores fundamentais da liberdade de expressão num Estado de Direito.

 

 

publicado por Alexandre Guerra às 11:20
link | comentar | favorito
Quinta-feira, 23 de Julho de 2015

Erros atrás de erros

Ao ler o Público de hoje, 23 de Julho, confirma-se, mais uma vez, a perda de qualidade de um jornal que já teve os seus momentos. Das notícias que mereceram uma leitura mais atenta, pelo menos duas apresentavam falhas inaceitáveis: na secção local, na página 15, numa notícia sobre o SATU de Oeiras, é citada o nome de uma fonte, mas sem que se refira qual o cargo ou função da mesma; na página 42, na área do desporto, começa-se a ler entusiasticamente um artigo sobre a etapa de ontem do Tour e, abruptamente, a frase é cortada. Claramente um erro de paginação. Seria menos mau, se estivéssemos perante uma vez sem exemplo, mas o problema é que não estamos.

tags:
publicado por Alexandre Guerra às 12:15
link | comentar | ver comentários (1) | favorito
Segunda-feira, 13 de Julho de 2015

Regulamentação do lobby mais uma vez adiada

A tão esperada e necessária regulamentação da prática do lobby em Portugal parece ter sido adiada para a próxima legislatura. Supostamente, o diploma que estaria a ser preprado pelo Governo seria muito limitado na sua acção, já que as mudanças previstas seriam aprovadas através de decreto-lei, o que impossibilitaria, por exemplo, mexer no estatudo dos deputados e nas suas incompatibilidades. Para isso acontecer, terá que ser através de uma lei da Assembleia da República e, desta forma, não faria sentido aprovar legislação que deixasse de fora os seus principais intervenientes: os deputados. Este argumento é aceitável, mas então por que é que o Governo não se lembrou disso mais cedo?

tags:
publicado por Alexandre Guerra às 12:36
link | comentar | favorito
Terça-feira, 30 de Junho de 2015

Lançamento do livro "Insondáveis Sondagens"

Convite.JPG

tags:
publicado por Alexandre Guerra às 15:04
link | comentar | favorito
Segunda-feira, 22 de Junho de 2015

Descobertas improváveis no interior do país

As melhores descobertas são, por vezes, aquelas de que não estamos mesmo à espera, aquelas que surgem nas mais improváveis circunstâncias, nos mais improváveis sítios. No fundo, as melhores descobertas serão aquelas que surgem de surpresa, fruto do acaso, quando num determinado dia, numa determinado hora, estamos num determinado local. E foi precisamente isso que aconteceu no passado Sábado, quando o autor deste poleiro passou fortuitamente pelas aldeias de Juncal do Campo e Freixial do Campo, no distrito de Castelo Branco, e se depara com manifestações artísticas de arte urbana, pela mão de alguns dos mais sonantes "street artists" nacionais. Vhils (Alexandre Farto) é um deles, imagine-se, mas só esta Segunda-feira iria fazer a sua obra, já que vinha de Seul directamente para Juncal do Campo.  

 

Trata-se do projecto "Aldeias Artísticas", promovido pelas associações Ecogerminar e Terceira Pessoa e que conta com o apoio da Fundação EDP. Esta acção em concreto está integrada no programa mais abrangente "Há Festa no Campo", que "promove a dinamização cultural e social das suas aldeias, valorizando o seu património imaterial e cultural. São promovidos encontros, oficinas de formação, assembleias participativas, festas e exposições, mantendo sempre a relação com as tradições, memórias e festividades locais".

 

20150620_192521.jpg

 

Gonçalo Fialho (também conhecido como Uivo)/Freixial do Campo (poste de electricidade). Veja o vídeo.

 

20150620_192142.jpg

Ivo Santos em "acção" (também conhecido como Smile)/Juncal do Campo. Veja o vídeo  (peça da SIC).

 

20150620_182733.jpg

Projecto Matilha/Juncal do Campo (campo de futebol)

 

20150620_182219.jpg

Ricardo Pereira (também conhecido como Skran)/Juncal do Campo

 

20150620_181819.jpg

20150620_181813.jpg

Marco Almeida (também conhecido como 2Carryon)/Juncal do Campo (junto à fonte). Veja o vídeo.

 

IMG_2031.JPG

Mauro Carmelino/Freixial do Campo (escola)

 

IMG_2029.JPG

Tomás Pires (também conhecido como Ôje)/Freixial do Campo (Junta de Freguesia) 

 

 

publicado por Alexandre Guerra às 16:07
link | comentar | ver comentários (1) | favorito (2)
Sexta-feira, 12 de Junho de 2015

Incompreensível

Para quem anda nas lides da comunicação política não pode deixar de ficar estupefacto com erros primários que são cometidos por governantes experientes. O mais recente caso envolve Manuel Valls, primeiro-ministro francês, que, após um congresso do PS em Poitiers, apanhou o Falcon do Estado para se deslocar até Berlim para assistir à final da Liga dos Campeões Europeus, num acto classificado como oficial. Até aqui nada de extraordinário, até porque a França se prepara para organizar o Europeu de Futebol no próximo ano.

 

Qual foi então o problema? Não é que Valls decidiu levar dois dos seus filhos no Falcon para assistir também ao jogo... Ora, bastou isto para que a deslocação "oficial" do chefe do Governo francês a Berlim se transformasse num acto privado, de uma ida de um pai ao futebol acompanhado pelos filhos, mas à boleia do jacto do Estado, ou seja, à custa dos contribuintes.

 

Como é possível que hoje em dia um político ainda se sujeite a uma situação destas? É incompreensível, até porque Valls reconheceu de imediato a sensibilidade do assunto e disse que iria pagar do seu bolso a viagem dos seus filhos.

publicado por Alexandre Guerra às 12:32
link | comentar | favorito
Sexta-feira, 5 de Junho de 2015

Dúvidas existenciais

Que estranhos critérios editoriais dos dois jornais especializados em economia (Negócios e DE) quando, no dia a seguir à apresentação do relatório de gestão e contas de 2014 de uma entidade nacional com um orçamento anual de mais de 200 milhões de euros e que emprega mais de 5500 colaboradores, nem sequer uma breve dedicam ao tema. Talvez a Helena Garrido ou o Raul Vaz possam elucidar os leitores deste poleiro. 

publicado por Alexandre Guerra às 13:10
link | comentar | favorito
Quarta-feira, 27 de Maio de 2015

Será o prenúncio de uma fusão entre o SOL e o i?

As movimentações anunciadas por estes dias nos dois jornais do grupo Newshold, com Vítor Rainho e José Cabrita Saraiva a transitarem do SOL para os cargos de director e director-adjunto do i, respectivamente, parecem prenunciar algo que em várias conversas que este poleiro teve com diferentes "fontes" se especulava: a fusão do SOL e do i. De acordo com o que foi dito ao autor destas linhas há uns tempos por um responsável editorial de um daqueles jornais, em cima da mesa poderá estar uma solução que aponte para o modelo inglês, ou seja, um jornal diário, com uma edição própria de fim-de-semana.

 

E nesse sentido é interessante analisar-se a troca que Luís Osório faz entre a direcção interina do i pela direcção executivo do SOL. Sem dúvida que Osório tem um perfil jornalístico mais adequado a uma edição de fim-de-semana, mais virado para os artigos longos, de tendências, mais reflectivos e culturais. Por outro lado, Vítor Rainho parece ter uma atitude mais dinâmica e pragmática, requisitos essenciais para quem diariamente procura notícias e tem de lidar com a pressão da agenda mediática. 

 

Para já, trata-se apenas de uma palpite do PiaR, mas vendo bem as coisas, e atendendo aos tímidos números das vendas efectivas em banca (e não daquilo que se diz que se vende) e à necessidade de se optimizar recursos e dinamizar dois produtos que, claramente, têm vindo a perder gás desde que apareceram no mercado, talvez a fusão entre os dois jornais fosse o melhor caminho a seguir.

publicado por Alexandre Guerra às 16:19
link | comentar | favorito (1)
Sexta-feira, 1 de Maio de 2015

Será por causa do acordo ortográfico?

20150501_202910.jpg

Mais um lamentável exemplo dos já muito comuns erros nos oráculos e rodapés. Desta vez no Telejornal da RTP.

publicado por Alexandre Guerra às 20:35
link | comentar | favorito
Sexta-feira, 24 de Abril de 2015

Contradições

Pedro Mexia é, na opinão deste poleiro, um pensador de valor. Daquilo que se lhe conhece -- exclusivamente da suas aparições na comunicação social --, parece ser um tipo calmo, tranquilo e intelectualmente honesto. Amanhã, no i, sairá uma grande entrevista dele, mas, talvez seja algo presunço apresentá-lo como "o mais reconhecido pensador da sua geração". Além disso, não deixa de ser curioso que Mexia se auto caracterize como uma pessoa que gosta muito de fazer a sua vida sem que ninguém dê por ele. Palavras proferidas pelo próprio, não num ambiente recatado de convívio intímo, mas na referida entrevista de jornal, um meio de comunicação social que é, por definição, um "amplificador" de notoriedade junto da opinião pública. E para quem gosta tanto "da ideia de anonimato", não se pode dizer que Pedro Mexia contribua propriamente para a concretização da mesma, tendo presença assídua na televisão, rádio e imprensa. 

publicado por Alexandre Guerra às 13:11
link | comentar | favorito
Quinta-feira, 16 de Abril de 2015

360º e Macroscópio, ao nível do melhor que se faz no estrangeiro

Num deserto de ideias e de qualidade que, neste momento, invade o panorama jornalístico português, torna-se ainda mais relevante salientar os projectos inovadores que conseguem cativar leitores e, extraordinariamente, meter as pessoas a falar sobre isso. Como já o tinha aqui feito anteriormente, o PiaR só pode elogiar a chegada do Observador ao universo dos meios de comunicação social nacionais, mas gostava agora de destacar, em concreto, os formatos apelativos -- que, nalguns casos, são (bem) importados de jornais e sites internacionais --, tais como as newletters 360º, do David Diniz, enviada ao início da manhã para os seus subscritores, e o Macroscópio, do José Manuel Fernandes, que segue ao final da tarde para as respectivas caixas de e-mail. Duas excelentes ferramentas noticiosas e de análise, ao nível do melhor que se faz no estrangeiro. 

publicado por Alexandre Guerra às 12:13
link | comentar | favorito
Terça-feira, 24 de Março de 2015

Critérios

O Ministério do Interior francês já informou que o mais provável é que as 150 pessoas que estavam a bordo do Airbus 320, que se despenhou esta manhã no sul dos Alpes franceses, estejam mortas. Todos os meios de comunicação social nacionais e internacionais estão a dar natural destaque principal a esta notícia. O Público, no alto da sua sabedoria, mas também da sua cegueira editorial, faz isto: às 11h41, quando já toda a Europa falava no assunto, o on line daquele jornal ainda dava destaque à, certamente, não menos importante notícia da obesidade em Portugal.

unnamed.png

 

publicado por Alexandre Guerra às 11:29
link | comentar | favorito
Segunda-feira, 23 de Março de 2015

Contra a corrente

"É assim House of Cards, uma grande série de banalidades e excessos.[...] Por isso, é uma série que nos deixa desconfortáveis: leva-nos a gostar das banalidades porque são excessivas e dos excessos porque são banais. Não é que eles nos queiram iludir. Eles o que querem mesmo é levar-nos a gostar precisamente de nos sentirmos iludidos. O engano, a mentira, o oportunismo, a traição e a falta de ética e de decência são tão comuns a todas as personagens que somos 'forçados' a torcer por aqueles que estão mais convenientemente apetrechados para esse mundo em que triunfam os piores. É o contexto."

 

Luís Paixão Martins em artigo de opinião no Diário de Notícias.

publicado por Alexandre Guerra às 11:56
link | comentar | favorito
Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2015

Afinal não eram assim tão Charlie Hebdo

É curioso...há pouco mais de um mês, todos eram "Charlie Hebdo", todos eram pela liberdade de expressão e pelo respeito à sátira. Agora, a Liga Portuguesa de Futebol e a FPF estão indignadas com a Sagres, por causa de um vídeo publicitário que aquela empresa fez, precisamente, a fazer humor com um autêntico "frango" dado pelo guarda redes do Sporting, Rui Patrício, num jogo com o Belenenses.

 

Do ponto de vista comercial, percebe-se a decisão da Sagres em pedir desculpa e retirar a campanha, já que foi pressionada por aquelas instituições e tem muitos interesses no mundo do futebol, mas do ponto de vista dos princípios, a empresa fez mal. A verdade é que o vídeo não tinha qualquer ofensa ao jogador Rui Patrício. Mal está a sociedade, se não tem poder de encaixe para um vídeo como este.

 

publicado por Alexandre Guerra às 10:12
link | comentar | favorito
Domingo, 25 de Janeiro de 2015

Siga a Marinha

02_blatt_-winterxbigair-9588.jpg

Quem gosta e acompanha os chamados desportos radicais, sabe, com certeza, o que são os X-Games, uma espécie de olimpíadas para aquelas modalidades, que se realizam-se duas vezes por ano, no  Verão e no Inverno. A edição de 2015 dedicada aos desportos "extreme" de neve termina este Domingo, depois de três dias de pura adrenalina na estância de Aspen no estado do Colorado, Estados Unidos.

 

O que traz até aqui esta referência é o patrocínio da Marinha dos Estados Unidos àquele evento. Assim à primeira vista poderá parecer uma relação estranha, sendo a America's Navy uma entidade conservadora e que encorpora valores que estarão muito distantes dos X-Games. Mas, percebendo-se melhor onde a Marinha norte-america se quer posicionar, aí já começa a fazer mais sentido a sua presença nos X-Games. Na verdade, é uma estratégia arrojada e bem pensada pelos responsáveis das "public relations" da America's Navy. 

 

O seu principal objectivo é o recrutamento de jovens com um determinado espírito de aventura e de sacrifício, que são potencialmente os que se encontram no universo de telespectadores dos X-Games. E como a própria Marinha refere, atletas como aqueles que estão nos X-Games provam que os limites dependem apenas da dedicação e empenho que cada um deposita na sua missão. E isto já é um valor em consonância com aquilo que a America's Navy representa.  

publicado por Alexandre Guerra às 13:59
link | comentar | favorito
Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2015

Um livro obrigatório na comunicação política

transferir.jpg

 

David Axelrod, um dos homens de maior confiança de Barack Obama e um dos principais responsáveis pelo seu sucesso eleitoral em 2008, está prestes a publicar um livro sobre a sua experiência profissional enquanto consultor de comunicação na área da política, onde fez mais de 150 campanhas. Um livro obrigatório para quem trabalha e gosta de comunicação política.

publicado por Alexandre Guerra às 17:52
link | comentar | favorito
Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

Vai dar que falar...

 

publicado por Alexandre Guerra às 11:27
link | comentar | favorito
Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2014

Também a Justiça deve prestar contas e comunicar com os cidadãos

Por mais óbvio que possa parecer para quem faz da comunicação a sua profissão, a verdade é que nesta Era de Informação em que se vive, existem instituições em Portugal sem a capacidade de se adaptarem aos desafios dos tempos e às exigências de uma sociedade (ocidental e não só) cada vez mais interventiva, consciente e, apesar de tudo, mais informada. Uma sociedade que assimilou o direito de se manter informada, sobretudo, por parte dos seus governantes e das entidades públicas que integram e gerem o Estado ao qual todos pertencem. 

  

Nesta matéria, os Estados Unidos são "a" referência. Podem reconhecer-se muitos defeitos àquele país, mas no que diz respeito à preocupação de se criar pontes de comunicação entre entidades públicas e os cidadãos, as autoridades daquele país não brincam em serviço. E, acima de tudo, há uma sensibilidade comunicacional por parte dos agentes da Justiça relativamente à socidade que os rodeia. A este propósito vale a pena ler o comunicado do "attorney general", Eric Holder, a propósito de uma decisão polémica de um "grande júri" no caso da morte de Eric Garner e que está a inflamar a América. 

 

Qualquer acto público, procedimento administrativo, decisão judicial, gestão de "issue" ou de crise, entre outros, que, de uma maneira ou de outra, tenha repercussão no interesse colectivo, pressupõe, automaticamente, a "comunicação" com o cidadão. Isso é levado muito a sério nos Estados Unidos e também noutros países. É do interesse de todas as partes, porque, por um lado, permite às entidades gerirem o fluxo dos factos validados e, por outro, deposita nos "receptores" informação oficial, não sujeita a especulação. 

 

Regressando a Portugal e numa lógica contrária, o Renato Póvoas faz uma observação pertinente sobre a ausência de "liderança comunicacional" das instituições judiciais na gestão da informação relativa à hiper-mediática detenção de um ex-chefe de Governo. Foi um exemplo que se veio juntar a tantos outros, com consequências muito negativas para as instituições e para a sociedade em geral.

 

É difícil de perceber como é que a Justiça e os tribunais em Portugal se mantêm num tempo de Trevas no que à comunicação diz respeito. É dificil perceber como é que os intervenientes judiciais em Portugal continuam a optar por procedimentos comunicacionais que são de um amadorismo confrangedor e, por vezes, a roçar o ridículo -- veja-se o patético episódio da escrivã do Tribunal Central de Instrução Criminal quando anunciou as medidas de coacção no âmbito da operação "Marquês". E tantos outros exemplos se podiam dar.

 

Num verdadeiro sistema de "check and balances" todos devem explicações a todos e também a Justiça deve prestar contas ao povo. E deve informar os cidadãos dos seus actos judiciais sempre que o interesse colectivo assim o justifique. E deve fazê-lo da forma mais profissional possível. Contrate-se assessores, consultoras de comunicação, criem-se gabinetes de imprensa ou direcções de comunicação, e assuma-se, de uma vez por todas, a figura de "porta voz" nos casos mais mediáticos.

 

PS: É inconcebível que o actual Campus da Justiça em Lisboa, inaugurado há poucos anos, não esteja pensado para acolher jornalistas nas mínimas condições de trabalho. Só este facto, por si só, é revelador da mentalidade que reina nas altas esferas da Justiça portuguesa quando chega a hora de comunicar com o povo. 

publicado por Alexandre Guerra às 11:37
link | comentar | ver comentários (4) | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

arquivos

pesquisar

subscrever feeds