Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2014

Um texto que eu gostaria de ter escrito

Este, assinado por Ferreira Fernandes, um dos melhores colunistas da imprensa portuguesa. Sob o título "Jornalistas sóbrios e manchetes alcoólicas":

 

"Um jornalista tipo CM vai para uma reportagem e salta-lhe ao caminho o advogado da empresa: "Fulano, vamos lá ao nosso exame de deontologia!" O advogado aponta a linha reta feita a giz que o jornalista, de braços abertos, tem de percorrer sem bambolear. Exame conseguido, o jornalista já pode ir fazer, por exemplo, a manchete de ontem do CM: "Pai de Sicrano em fuga por tráfico de droga". Não importa que o Sicrano, de 19 anos, não tenha culpa dos tráficos do pai. Leva com o seu nome, o traje de trabalho (Sicrano é jogador de futebol) e a foto na primeira página. Algumas almas piedosas podem não achar isto bonito, mas o importante, não é?, é que aquela manchete não foi feita por um bêbedo. Um jornal com manchetes alcoólicas, fontes anónimas e jornalistas sóbrios."

 

O pano de fundo da questão é este. E este. Razões suficientes, na verdade, para citar Pessoa, por exemplo através do seu semi-heterónimo Bernardo Soares: "Cada qual tem o seu álcool. / Tenho álcool bastante em existir. / Bêbado de me sentir, vagueio e ando certo. / Se são horas, recolho ao escritório como qualquer outro. / Se não são horas, vou até ao rio fitar o rio, / Como qualquer outro. / Sou igual. E por trás de isso, céu meu, / Constelo-me às escondidas e tenho o meu infinito."

tags:
publicado por Pedro Correia às 15:31
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De cristof a 1 de Março de 2014 às 10:28
mesmo só lê-lo já sabe bem.
e com a imprensa a encolher esperemos que os que sobrevivam sejamos melhores como o FF
De Pedro Correia a 2 de Março de 2014 às 00:59
É verdade, meu caro: façamos votos para que sobrevivam os melhores. Mais que isso: não deixemos de comprar os jornais onde escrevem os melhores.

Comentar post

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro