Terça-feira, 1 de Abril de 2014

Os Consultores - Gestores de comunidades

Este ano tive presentes nas minhas formações de gestão de páginas de Facebook consultores de 3 das Top 10 agências de comunicação. Todos participaram com o mesmo objectivo: adquirir conhecimentos para começar a gerir as redes sociais de alguns dos seus clientes de consultoria em comunicação. Isto é, além da função de consultor de comunicação/assessor de imprensa, passam a acumular a função de gestores de redes sociais.

 

(Imagem de Lera Blog) 

 

Tenho tentado perceber o porquê desta tendência. Se numa fase inicial as agências criaram departamentos independentes de comunicação online, agora estão a delegar esse tipo de trabalho para os seus consultores de comunicação (tradicional). Será por uma questão de redução de custos? Será pela crença de que pelo facto de conhecerem bem o cliente o irão fazer/gerir melhor?

 

A isto acrescento outras questões:

- Estão os consultores de comunicação habilitados para fazer a gestão de redes sociais dos seus clientes?

- Terão os consultores tempo para fazer uma boa gestão,que exige muito tempo, muitas das vezes trabalho em horário pós-laboral e aos fins-de-semana?

- Terão os consultores tempo para se manterem actualizados na área, à velocidade a que tudo muda?

 

Assumir que alguém que sabe escrever bem será um bom gestor de redes sociais é errado. Um escritor de romances não será por consequência um bom RP. Um bom RP não será por consequência um bom gestor de redes sociais, apenas porque sabe escrever. Conhecimento profundo das plataformas, capacidade analítica são alguns dos requisitos básicos desta gestão que poderão estar a faltar a estes profissionais.

 

Fica o aviso para as agências de comunicação que têm adoptado esta estratégia: será difícil manterem-se competitivos e  actualizados e concorrerem com empresas especializadas em social media ou com empresas com departamentos com profissionais especialistas na área.

 

publicado por Virginia Coutinho às 10:40
link do post | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro