Terça-feira, 21 de Janeiro de 2014

Clipping e monitorização online

Todos sabemos que hoje é redutor não apresentar ao cliente "clipping/monitorização online" (o que muitas empresas denominam também de ORM - Online Reputation Management).

 

 

Um PR é enviado para os meios, é publicado na versão impressa, mas a repercursão que pode assumir online poderá ser muito maior (o que valoriza o trabalho da agência). Por repercursão estou a referir-me à publicação na versão online do jornal, aos comentários, partilhas e a todos os artigos e menções, em blogs, fóruns, Twitter,... que se encontram.

Nos resultados, poderão mencionar ao seu cliente que o PR não gerou apenas 4 notícias nos meios X, Y, Z, P (online e offline) mas que, para além disso, foram escritos 10 artigos em blogs + 30 referências em fóruns + 600 referências no Twitter,... Para além desta quantificação, ainda poderá colocar mais informações tais como quantos foram os líderes de opinião que partilharam a notícia no Twitter (as formas de o medirmos o que é um líder de opinião são diversas), o número diário de visitas dos blogs que escreveram sobre aquele assunto, quantos comentários gerou nos blogs, e até se despertou mais sentimentos positivos ou negativos, no geral.

 

 

E como o fazer?

O objectivo deste artigo é dar a conhecer algumas boas ferramentas de monitorização online (que são também óptimas para as agências que prestam serviço de "prevenção e gestão de crise").

 

1. Radian6 - ferramenta da SalesForce e das minhas favoritas. O valor a pagar dependerá do número de utilizadores e menções. Embora não mencionem o valor no website, contem pelo menos com 450 euros mensais.

2. Brandwatch - esta ferramenta é a preferida de muitas agências e profissionais. Durante muito tempo a monitorização de keywords em língua portuguesa era muito limitada no Radian6 e o Brandwatch tinha alguma vantagem. Os valores começam em 600 euros mensais.

3. Sysomos - nunca usei esta ferramenta mas foi-me recomendada em vários contextos. Tenho-a como sendo "o Jaguar" das ferramentas de "social listening" e tenho a certeza que isso se reflete no preço (o que não tenho presente nem encontrei no website) 

 

Para além destas ferramentas de "social Listening" existem muitas outras (simplify360, Lithium, Engagor,...). As que mencionei são as que considero as melhores, porque as experimentei ou me recomendaram. Se usa alguma, por favor, deixe a sugestão nos comentários.

 

Peçam um free trial ou demo.

publicado por Virginia Coutinho às 09:50
link do post | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro