Domingo, 8 de Junho de 2014

As mensagens para lá do óbvio

Cena do início de "2001: A Space Odyssey" 

 

O bom cinema, através da sua linguagem artística e conceptual, tem a virtude de comunicar muito para além do óbvio, para lá daquilo que fica retido num primeiro momento. Só o cinema de qualidade superior permite que cada filme se torne num processo de descoberta e redescoberta constante.

 

Todos os grandes filmes devem ser vistos mais do que uma vez, porque há de lá estar sempre mais alguma coisa que da última vez passou despercebida. E o desafio é ir descodificando esses momentos, procurando entrar na cabeça do realizador e perceber qual a mensagem que quereria passar. 

 

Nalguns casos são mensagens subliminares intencionais que, de forma mais ou menos óbvia, fazem parte de uma narrativa. Mas noutros casos, são apontamentos artísticos subtis que, não tendo uma mensagem implícita ou explícita, podem ajudar a reforçar a dimensão quase mitológica de um determinado filme.

 

Ao rever um dos grandes filmes de Stanley Kubrick, "Full Metal Jacket" (1987), o autor destas linhas foi (ainda) surpreendido com uma imagem que nunca tinha reparado: o misterioso e famoso "monólito" de "2001: A Space Odyssey" (1968), a grande obra prima daquele realizador.

 

Numa cena do "Full Metal Jacket" em que o personagem "Cowboy" está prestes a morrer, depois de ter sido atingido por uma "snyper" vietnamita", os seus colegas de pelotão deitam-no no chão e colocam-se à sua volta, e é quando se vê no horizonte algo que se assemelha ao monólito. Uma cena extraordinária e motivadora de imediato de todo o tipo de extrapolações. 

 

Questionado pela revista Rolling Stone em 1987, Kubrick disse tratar-se de uma "amazing coincidence". Coincidência ou não, só a genialidade de homens como Kubrick e filmes como "2001: A Space Odyssey" e "Full Metal Jacket" conseguem suscitar um interesse constante em relação à mensagem que tentam passar... por mais anos que passem.   

 

publicado por Alexandre Guerra às 16:45
link do post | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro