Terça-feira, 28 de Janeiro de 2014

Diz-me o que tuítas e dir-te-ei como estás

Estudos de 2013 comprovaram que as páginas que gostamos no Facebook conseguem dizer muito mais do que está explícito...

Através da análise das páginas que um utilizador gosta consegue-se saber informações como a orientação sexual, preferência política,...  (ver aqui)

 

 

Um recente estudo demonstra que através da análise de tweets consegue-se identificar pessoas que estão com depressão. Podem ver o artigo aqui.

 

Nós comunicamos muito mais do que dizemos e no online isto também está (cada vez mais) presente!

 

(eles andam aí...)

publicado por Virginia Coutinho às 09:58
link | comentar | favorito
Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2014

Coreia do Norte leva o primeiro homem ao Sol! (true!)

Enquanto por cá andamos todos a falar da saia da assessora, a Coreia do Norte teve sucesso em mais uma missão, desta vez na de levar o primeiro homem ao sol (qual lua, qual quê?).

 

Podem ler a notícia do importante "acontecimento" (ou não) aqui.

 

 

 

Obrigada Leonardo Oliveira pela partilha!

 

Actualização às 15:48: Embora possam ver já várias notícias na net, esta notícia é um hoax. 

 

 

publicado por Virginia Coutinho às 14:39
link | comentar | favorito
Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2014

What happens?

tags: ,
publicado por Virginia Coutinho às 15:10
link | comentar | favorito

Blogómetro

Muito se fala em PR 2.0. Geralmente uma das funções deste "novo" Relações Públicas, passa por identificar líderes de opinião online e relacionar-se com os mesmos, nomeadamente bloggers.

 

É uma questão que me colocam frequentemente, por isso partilho aqui o link do blogómetro, onde poderão encontrar alguns dos blogs mais lidos do nosso país.

 

Blogómetro top blogs mais lidos (média de visitas diárias):

Pipoca mais Doce54035

Visão de Mercado45138

Vídeos divertidos23403

Portugal Glorioso21240

Cocó na Fralda18356

Tralhas grátis15281

 

 

publicado por Virginia Coutinho às 09:50
link | comentar | favorito
Terça-feira, 21 de Janeiro de 2014

Clipping e monitorização online

Todos sabemos que hoje é redutor não apresentar ao cliente "clipping/monitorização online" (o que muitas empresas denominam também de ORM - Online Reputation Management).

 

 

Um PR é enviado para os meios, é publicado na versão impressa, mas a repercursão que pode assumir online poderá ser muito maior (o que valoriza o trabalho da agência). Por repercursão estou a referir-me à publicação na versão online do jornal, aos comentários, partilhas e a todos os artigos e menções, em blogs, fóruns, Twitter,... que se encontram.

Nos resultados, poderão mencionar ao seu cliente que o PR não gerou apenas 4 notícias nos meios X, Y, Z, P (online e offline) mas que, para além disso, foram escritos 10 artigos em blogs + 30 referências em fóruns + 600 referências no Twitter,... Para além desta quantificação, ainda poderá colocar mais informações tais como quantos foram os líderes de opinião que partilharam a notícia no Twitter (as formas de o medirmos o que é um líder de opinião são diversas), o número diário de visitas dos blogs que escreveram sobre aquele assunto, quantos comentários gerou nos blogs, e até se despertou mais sentimentos positivos ou negativos, no geral.

 

 

E como o fazer?

O objectivo deste artigo é dar a conhecer algumas boas ferramentas de monitorização online (que são também óptimas para as agências que prestam serviço de "prevenção e gestão de crise").

 

1. Radian6 - ferramenta da SalesForce e das minhas favoritas. O valor a pagar dependerá do número de utilizadores e menções. Embora não mencionem o valor no website, contem pelo menos com 450 euros mensais.

2. Brandwatch - esta ferramenta é a preferida de muitas agências e profissionais. Durante muito tempo a monitorização de keywords em língua portuguesa era muito limitada no Radian6 e o Brandwatch tinha alguma vantagem. Os valores começam em 600 euros mensais.

3. Sysomos - nunca usei esta ferramenta mas foi-me recomendada em vários contextos. Tenho-a como sendo "o Jaguar" das ferramentas de "social listening" e tenho a certeza que isso se reflete no preço (o que não tenho presente nem encontrei no website) 

 

Para além destas ferramentas de "social Listening" existem muitas outras (simplify360, Lithium, Engagor,...). As que mencionei são as que considero as melhores, porque as experimentei ou me recomendaram. Se usa alguma, por favor, deixe a sugestão nos comentários.

 

Peçam um free trial ou demo.

publicado por Virginia Coutinho às 09:50
link | comentar | favorito
Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2014

Estudo: Trabalhos em comunicação

No ano passado fiz um pequeno estudo para poder apresentar os resultados numa conferência, dirigida a estudantes de comunicação. 

Analisei todos os anúncios de emprego da Carga de Trabalhos de Junho e Julho (local preferencial para se recrutar pessoas com pouca experiência) e partilho alguns dos dados:

  • Foram identificados 138 anúncios para profissionais de comunicação e marketing, dos quais 100 pediam conhecimentos em marketing digital ou social media.
  • Dos 100 anúncios, 57 eram para agências e 43 para o cliente.
  • 80% dos anúncios pediam pessoas sem experiência ou não especificavam a mesma (12% pediam 1 anos de experiência e 7% mais de 2 anos).
  • Desses anúncios, 38% pediam "conhecimentos em Marketing Digital" e 36%, "conhecimentos em social media".
  • Dos anúncios que pediam pessoas sem experiência, ou não especificavam a experiência pretendida, 87% pediam um dos 3 perfis "com conhecimentos em gestão de páginas de Facebook", "com conhecimentos de social media", "com conhecimentos de marketing digital".

Gráfico dos pedidos em agência:

 

 

Com isto só me interrogo como estão as instituições de ensino, e os recém-licenciados, tão mal preparados para esta realidade....

publicado por Virginia Coutinho às 12:19
link | comentar | ver comentários (2) | favorito
Terça-feira, 7 de Janeiro de 2014

Governo dá, governo tira...

Em Portugal é tudo à grande e à francesa... o Governo dá carros a quem pedir facturas! (contem esta a um nórdico e vejam a reacção).

 

Quanto à medida, eu cá só espero que estes sejam os carrinhos dos deputados (que ainda estão a ser pagos às prestações). Notícia aqui.

 

Se assim for, a única dúvida que resta é: o motorista vem incluído?

publicado por Virginia Coutinho às 09:44
link | comentar | favorito
Domingo, 5 de Janeiro de 2014

Um tiro...

No pé, foi o que Mário Soares fez, na cabeça, foi o que me apeteceu fazer...

 

Palavras de Mário Soares "era um bom homem, de pouca cultura, só percebia de futebol mas, ainda assim um bom homem...Não sabia que ele estava doente. Sabia que bebia muito whisky logo de manhã..."

Podem ouvir aqui (via Visão de Mercado, visto no feed de Pedro Miguel Garcia)

 

Mário Soares precisa de um assessor de comunicação e uma pitada de bom senso!

publicado por Virginia Coutinho às 21:07
link | comentar | ver comentários (1) | favorito
Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2013

Jolie, a comunicadora do ano

Gostei da nomeação e da justificação dada por Nancy Duarte, acompanhada de uma pequena análise de alguns discursos de Angelina Jolie.

 

 

Um artigo recomendado a todos os comunicadores, disponível aqui.

publicado por Virginia Coutinho às 09:28
link | comentar | favorito
Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2013

Papa, a pessoa do ano!

O Papa Francisco foi considerado "a pessoa do ano" pela Time.

 

As notícias que temos ouvido sobre a benevolência deste papa são muitas... e, apesar de nutrir grandes simpatias pelo papa Francisco e achar que é merecido, não consigo deixar de me interrogar (sem querer ferir nenhuma suscpetibilidade): um papa-santo,um papa com um bom Relações Públicas, ou ambas?

 

"Papa oferece cadeira a um guarda suiço"

"Papa Francisco telefona a jovem que lhe escreveu carta"

"Papa Francisco sai à noite para dar comida aos sem-abrigo"

 

tags: ,
publicado por Virginia Coutinho às 17:34
link | comentar | favorito
Domingo, 8 de Dezembro de 2013

Reflexões Eurobest

O Eurobest é um festival europeu de criatividade e este ano teve lugar em Portugal. Até aqui nada de novo.

 

Sendo um festival de criatividade é, na cabeça das agências de RP, o festival para os copys e os designers.... como grande parte das agências de Relações Públicas e Consultoria de Comunicação não os têm na equipa, ou acham o que seu trabalho não deve ser criativo mas funcional, deixam essa parte para as agências de Publicidade. Essas sim, devem ter pessoas com aspecto dúbio, que só de os observarmos cheiramos a criatividade!

ERRADO!

 

O Eurobest é um evento onde qualquer pessoa de comunicação (e muitas outras áreas) deveria estar presente! É verdade que se foca muito em publicidade, nos mais diversos formatos, mas também aborda a necessidade de criatividade em toda as áreas de comunicação e mesmo a integração entre as várias áreas (já aqui o Salvador da Cunha tinha falado dessas duas tendências/necessidades).

 

Vou dar-lhes um exemplo:

A V-energy, marca de bebidas energéticas, tendo por base o conceito "precisas de energias positivas" criou o V-hab! O V-hab é um centro de reabilitação para os trolls da Internet. No V-hab podem identificar trolls, e até traduzir comentários menos agradáveis para algo divertido.

Esta campanha, que envolve criatividade e internet (ou seja, que a priori as pessoas categorizariam como "uma campanha de agência digital"), foi apresentada pelo cliente (muito satisfeito) e por uma pessoa da agência. Apresentaram todo o processo, identificando um caso em que foi identificado um comentário desagradável de/sobre um famoso e que o aproveitaram para criar buzz sobre a campanha nos meios de comunicação tradicionais...isto é, o responsável do projecto viu a oportunidade e "virou-se para o seu colega da frente, responsável pela área de Relações Públicas" para partilhar o acontecimento e ideia.

 

Isto poderá parecer básico, mas em quantas agências e clientes portugueses isso poderia acontecer? Quando estudamos na faculdade comunicação integrada, como foi o meu curso, idealizamos que um mercado repleto de agências que incorporassem RP, Publicidade, Marketing Directo, Eventos,... e não "fábricas de comunicação", em que cada um produz uma parte e nem sempre o produto final sai perfeito...

 

Aqui ficam os meus 50 cents sobre este assunto.

publicado por Virginia Coutinho às 12:43
link | comentar | ver comentários (2) | favorito
Sábado, 30 de Novembro de 2013

Quando um jornalista não sabe googlar...

Pode ter sido um má execução gráfica (pois custa a acredita que um jornalista não saiba onde fica Maputo), mas que é lamentável lá isso é...

(Imagem partilhada por Pedro Aniceto)

 

publicado por Virginia Coutinho às 20:06
link | comentar | ver comentários (1) | favorito
Sexta-feira, 22 de Novembro de 2013

JFK

JF Kennedy foi assassinado dia 22 de Novembro de 1963. Presidente dos Estados Unidos da América desde 1961, ainda hoje é considerado por grande parte dos americanos como um dos melhores presidente da história da América.

 

Fica aqui a partilha da excelente compilação de momentos e acontecimentos, feita pela Time.

publicado por Virginia Coutinho às 09:20
link | comentar | favorito
Terça-feira, 19 de Novembro de 2013

De estudantes de RP para estudantes de RP

Um blog interessante, e com bons artigos sobre a área de Relações Públicas, feito por estudantes de Relações Públicas para outros estudantes da mesma área.

 

Para os nossos leitores-estudantes, aqui fica a sugestão:Studypr.

publicado por Virginia Coutinho às 09:28
link | comentar | favorito
Quinta-feira, 7 de Novembro de 2013

WOBI- Best Tweets

 



tags: ,
publicado por Virginia Coutinho às 18:23
link | comentar | favorito
Terça-feira, 5 de Novembro de 2013

WOBI - Tom Peters

Como tinha aqui mencionado estou a assistir ao WOBI Milano, conferência onde alguns portugueses vieram marcar presença.

 

Esta conferência, de dois dias, abriu com a palestra de Tom Peters, um dos pensadores (e inspiradores) de gestão empresarial mais influentes das últimas 3 décadas. A par de Peter Drucker é visto como um dos maiores impulsionadores da gestão moderna. 

Tom Peters começou com a afirmação de que não trazia nada de novo, que apenas iria lembrar-nos de coisas banais que fazem a diferença. E assim foi! A palestra trouxe pouco de conhecimento mas muito de inspiração.

 

(Por mais díficil que possa ser resumir uma palestra que foi, acima de tudo, inspiracional e não formativa, vou tentar!)

 

De forma a simplificar este artigo, organizei algumas das ideias principais:

 

1.Não percam tempo com a estratégia

Se a execução é boa, não importa a estratégia!”. Já dizia Fred Malek “Execution is Strategy”. Bloomberg chegou a afirmar que “a nossa vantagem competitiva é que agirmos desde o dia 1... e quando os outros estão a lançar o primeiro produto nós estamos a lançar a quinta versão. Porquê? Perderam meses a planear como planear

 

2.Formem os vossos recursos

Enquanto líderes muitas vezes esquecemo-nos de formar as pessoas da nossa empresa. Um líder deverá aspirar não ter seguidores mas criar mais líderes!

Tom Tib´s mencionou” Your principal moral obligation as a leader is to develop the skillset, “soft” and “hard,” of every one of the people in your charge (temporary as well as semi-permanent) to the maximum extent of your abilities. “ .

 

3. Aprendam a ouvir

Num estudo realizado constatou-se que, em média, um médico interrompe o paciente após 18 segundos. Muitos chefes têm o mesmo comportamento. A capacidade de ouvir é uma profissão e pode aprender-se. A parte má é que os homens não o conseguem fazer… é genético.

 

4.Mulheres são melhores chefes e líderes

As mulheres são melhores chefes e são também responsáveis por 80% das compras. Homens não sabem desenhar produtos para mulheres!

Headline do “The Economist”: “Forget China, India and the Internet: Economic Growth Is Driven by WOMEN.”

(APARTE: concordo :D)

 

5. Mostrem que valorizam os vosso recursos

As pessoas querem-se sentir valorizadas e, enquanto parte de uma empresa, também! As 4 palavras mais importantes numa organização são “What do you think ?”. Já dizia Mark Sanborn “Se os funcionários não se sentirem significantes, não farão contribuições significantes”.

Valorizem os managers de “primeira linha”. "As pessoas não abondondam empresas, abandonam (maus) chefes!" (Dave Wheeler).

Os líderes deverão ter o compromisso de contribuírem constantemente para o crescimento e felicidade dos seus funcionários.

Tratem os vossos recursos humanos como se fossem vossos clientes e façam pelo menos duas promoções por ano.

 

6. Aproveitem as LBTs

A LBTs (Little Big things) é que poderão levar às grandes ideias. Dificilmente se tem uma grande ideia, mas uma pequena que se tornou grande. (Kevin Roberts, orador deste primeiro dia, também reforçou esta ideia)

 

7. Façam do banal algo extraordinário

Tornem-se CXOs (Chied EXperience Officers)! Usem as redes sociais e outras plataformas para construir relações.

 

 

E deixo-vos uma quote que adorei “BE THE BEST! It is the only market that is not crowded”.

publicado por Virginia Coutinho às 20:09
link | comentar | favorito
Sexta-feira, 1 de Novembro de 2013

World Business Forum Milan 2013

Será nos dia 5 e 6 de novembro e vou marcar presença!

Entre os oradores estão Tom Peters, Andre Agassi, Martin Lindstrom, Susan Cain, Chris Anderson, entre outros. (mais informações aqui)

Vou lá inspirar-me e espero poder partilhar algumas das inspirações aqui!

tags:
publicado por Virginia Coutinho às 10:10
link | comentar | favorito
Quinta-feira, 31 de Outubro de 2013

Os irritantes anúncios...

Queremos muito ver aquele vídeo mas antes disso temos de ver publicidade... é algo que nos tira do sério!

 

Vi este anúncio (foi um exemplo dado por um orador do Crossmedia 2013) e achei uma excelente ideia! (Se estivesse no vosso lugar não via o vídeo!)

 

tags:
publicado por Virginia Coutinho às 12:57
link | comentar | favorito
Sábado, 26 de Outubro de 2013

O melhor website de comunicação política de sempre!

É a forma como o descrevo... pelo menos garanto-vos que é o website mais interessante, dedicado a este tema, que descobri este ano! (Admito que estou fascinada!)

 

O "The living room candidate" tem compilados todos os anúncios televisivos das campanhas presidenciais americanas desde 1952. São mais de 300 anúncios de televisão! Para além de poderem ver os anúncios de todos os candidatos desde então, têm acesso a factos contextuais, dados, interpretações das escolhas, e até resultados das eleições (para além de muitos outros materiais colocados a pensar nos professores e alunos de unidades curriculares de marketing/comunicação eleitorais/políticos).

 

Este é um website que todos os interessados em comunicação política não podem perder!

 

publicado por Virginia Coutinho às 23:09
link | comentar | favorito
Segunda-feira, 7 de Outubro de 2013

Transparência no Congresso

A "Sunlight Foundation" é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2006, que tem como objectivo usar o poder da internet para promover maior transparência e abertura no governo americano.

 

A última novidade desta fundação foi o lançamento de uma aplicação mobile (para android e iPhone) que permite ao utilizador saber mais sobre os membros do congresso, saber quais as leis em discussão e os resultados das suas votações, contas, e até agrega informação das redes sociais dos vários elementos do congresso! Achei a ideia fantástica!  Mais informações aqui.

 

PS: Obrigada ao Frederico Carvalho, que publicou o link desta aplicação no seu Facebook.

tags: , ,
publicado por Virginia Coutinho às 16:42
link | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

arquivos

pesquisar

subscrever feeds