Quinta-feira, 2 de Abril de 2009

Para se comunicar bem é preciso boa inspiração

 

Primeiro-ministro checo no Parlamento Europeu no dia 25

 

Não poderá haver boa comunicação, assuma ela a forma que assumir, sem uma boa dose de inspiração por parte do emissor. Mesmo no mais primitivo estádio de comunicação, os seus intervenientes, caso manifestem algum brio por aquela arte, procuram as melhores ferramentas e canais para fazer chegar a sua mensagem junto dos interlocutores.

 

Ora, isto é tão verdade para uma simples declaração de amor entre duas pessoas, como é igualmente aplicável a um comunicado de imprensa, a uma entrevista de um CEO ou a um discurso de um político.

 

O autor destas linhas gostaria de se centrar neste último caso, e lembrar as palavras proferidas pelo primeiro-ministro demissionário da República Checa, Mirek Topolanek, no passado dia 25 durante uma sessão no Parlamento Europeu.

 

Na qualidade de Presidente rotativo da União Europeia, Topolanek classificou o plano de estímulo à economia do Presidente Barack Obama com o um "way to hell". Mas, até aqui nada de novo, embora aquela expressão já faça lembrar alguma coisa parecida com "highway to hell", título da famosa música dos AC/DC.

 

Tal associação não é de todo inocente, pois como o próprio admitiu a um jornal checo, aquela música serviu de inspiração para redigir o seu discurso.  E isto aconteceu devido a uma questão de circunstâncias, já que os AC/DC tinham actuado no dia 17 de Março  em Praga, estando Topolanek, claro está, entre os milhares da assistência.

 

Pelos vistos Topolanek não terá sido o primeiro político checo a procurar este tipo de inspiração na música rock para fazer comunicação, já que este parece ser um hábito seguido pelos líderes daquele país desde os tempos da Guerra Fria.

 

publicado por Alexandre Guerra às 11:32
link do post | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro