Quarta-feira, 3 de Dezembro de 2008

UE lançou iniciativa inédita para consultar a opinião dos cidadãos

Com as eleições europeias no horizonte, os cidadãos comunitários vão ter a oportunidade de participar directamente no debate de ideias sobre o impacto que a actual crise financeira e económica tem no futuro da Europa. 

Trata-se de uma plataforma paneuropeia que tem como objectivo promover o diálogo entre as pessoas, através de sites  nacionais, nos quais é possível aos cidadãos contribuirem com as suas propostas sobre o modelo social e económico que a União Europeia deve adoptar para enfrentar os desafios do mundo globalizado.

A European Citizens's Consultations 2009 é constituída por uma rede de sites que foram lançados às 19 horas nos Vinte e Sete Estados-membros. 

Esta iniciativa culminará com a realização da cimeira dos Cidadãos Europeus, em Maio de 2009. Mas antes, os líderes da UE reunir-se-ão na cimeira de Março, na qual serão validadas as opiniões de 1500 cidadãos escolhidos ao acaso e elaboradas as deliberações finais sobre o processo de consulta. Este documento será depois entregue aos líderes que estarão na cimeira dos Cidadãos Europeus.  

O site português de consulta aos cidadãos pode ser encontrado aqui.

 

tags:
publicado por Alexandre Guerra às 19:04
link do post | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro