Terça-feira, 12 de Março de 2013

Os males de se comunicar sem se questionar antes

Uma peça sobre o mau tempo na Europa emitida no Jornal da Noite da SIC esta Terça-feira "informava" que o nevão na Bélgica tinha sido de tal forma rigoroso que tinha provocado em "hora de ponta" uma fila de trânsito de 1600 quilómetros. O leitor está a ler bem: 1600 quilómetros!!! Ora, este poleiro poderá estar enganado, mas seria um feito extraordinário conseguir-se formar uma fila de 1600 quilómetros onde quer que fosse, sobretudo num país substancialmente mais pequeno que Portugal.

 

Para se ter uma ideia, Portugal (incluindo ilhas) tem uma área de sensivelmente 92 mil km2 e a Bélgica pouco mais do que 30 mil km2. Seja como for, talvez os belgas tenham sido engenhosos na forma de se congestionarem e tenham conseguido o impossível.

 

Quanto muito, aquele número poderia referir-se à soma de todos os engarrafamentos na Bélgica e mesmo assim seria difícil.

 

É preocupante e lamentável que a jornalista (assim como o respectivo editor) da peça em questão não se tenha questionado do absurdo daquele número e tenha deixado passar aquela des(informação) no principal espaço informativo de qualquer canal de televisão. E assim vai o jornalismo português. 

publicado por Alexandre Guerra às 20:43
link do post | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro