Quinta-feira, 27 de Dezembro de 2012

2012 foi o ano em que …

Mais uma vez faço o exercício de percorrer cronologicamente os posts do PiaR e fazer uma resenha do ano que finda. Ora vamos a isto.

 

 

 

Os oráculos das televisões somaram gralhas e mais gralhas. Quem não se lembra do “Car(v)alho da Silva” ou do “Paços Coelho”? E até do “Passos de Ferreira”.

 

As redes sociais, em especial o facebook, se assumiram como muros de lamentações e indignações. Sofreram (e sofrem) com isso várias marcas, diversos políticos, mas também outras pessoas.

 

Os media enganaram-se, confundiram-se e foram enganados. E 2012 foi o ano em que ficou “institucionalizada” a crise nos media e eventuais consequências e soluções. Exemplos aqui, aqui e aqui. E quando se analisa o sector, analisa-se a profissão.

 

Foi comemorado o primeiro Dia Mundial da Rádio. Um meio que parece ser aquele que melhor vai resistindo à crise dos media. E 2012 teve um momento de mudança do panorama nacional.

 

Os PR After Work, embora com menor cadência, mantiveram-se em agenda.

 

Através do Word-of-mouth continuámos a dar palco à opinião dos profissionais.

 

Casamentos no sector eram esperados, divórcios nem por isso.

 

O plantel aqui do poleiro produziu menos posts que em anos anteriores, mas não deixaram de andar agitados. Uns a darem palestras aqui ou ali, … ou a acompanhar eventos, como o Verge. E não se pode esquecer o papel central da Virginia na organização do Upload Lisboa.

 

Na comunicação política os olhares viraram-se para França e, claro, Estados Unidos. Até para Angola, embora menos.

 

A PRWeek voltou a olhar para Portugal.

 

O PiaR festejou 4 anos a piar.

 

O sector da comunicação foi também alvo de análise nos media.

 

Sim, muito mais aconteceu. Muito mais haveria para recordar. Para isso mesmo é que temos ali o Arquivo na barra da direita --»

E para além do arquivo do poleiro faço um rewind à memória e chego à conclusão que este ano o PiaR deixou passar diversos temas em branco. Este plantel tem que voltar a ganhar energias.

 

ah! E o mundo não acabou.

 

publicado por Rodrigo Saraiva às 14:31
link do post | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro