Quarta-feira, 15 de Outubro de 2008

O PiaR no Blog Action Day

 

 

O Thomas Friedman escrevia ontem no The New York Times, a propósito da actual crise financeira, que tinha um amigo que regularmente o relembrava de que se uma pessoa se atirar de um edifício de 80 andares, durante 79 pisos poderá acreditar que de facto voa. O problema é quando chega ao chão, onde encontrará uma brutal e trágica realidade.

 

O autor destas linhas pede este imagem "emprestada" ao amigo de Friedman para fazer uma analogia com o processo que neste momento está em curso para a prossecução dos Objectivos do Milénio (ODM), nomeadamentes aqueles que estão relacionados com a pobreza extrema em África.

 

Quando em Setembro de 2000, na histórica Assembleia Geral das Nações Unidas do Milénio, os líderes mundiais subscreveram a Declaração do Milénio estavam a compromoter-se com oito objectivos concretos em várias áreas, especificamente no combate à pobreza.

 

Lê-se no documento que até 2015 se pretende "reduzir para metade a percentagem de pessoas cujo rendimento é inferior a 1 dólar por dia" e "para metade a percentagem da população que sofre de fome".

 

Na altura e nos anos seguintes acreditou-se que era possível "voar", ou seja, que seria exequível o cumprimento do primeiro objectivo, havendo hoje quem ainda pense que tal é alcançável. Mas, 2015 vai ser o ano de confronto com a dura realidade.

 

É verdade que o relatório deste ano da ONU sobre a evolução dos ODM constata alguns avanços, mas dificilmente se conseguirá cumprir o que foi assinado em 2000. Por exemplo, é quase certo que não se vai reduzir para metade a proporção de pessoas que vivem na África subsariana com menos de um dólar por dia. 

 

Isto não significa que o mundo baixe os braços e que se resigne ao falhanço de alguns ODM. Pelo contrário, é preciso sublinhar os feitos positivos que já foram alcançados no âmbito dos ODM e reforçar o empenho e a vontade de toda a comunidade internacional.

 

O primeiro passo pode ser dado já nos próximos dias 17 e 19, em que vai decorrer mundialmente a campanha da ONU Stand Up Against Poverty, na qual cada pessoa terá a oportunidade de contribuir de forma concreta para a prossecução dos ODM e, assim, estar a ajudar no combate à pobreza.

publicado por Alexandre Guerra às 14:57
link do post | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro