Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2012

"Ganhar o Futuro" - dia 1

 

Dividido entre algumas visões optimistas e outras visões mais pessimistas, o primeiro painel teve como tema "Um futuro para a economia nacional", contando com prestigiados oradores de diferentes áreas: Daniel Bessa, professor e economista; António Lobo Xavier, advogado e gestor; Rui Leão Martinho, Bastonário da Ordem dos Economistas; e Artur Santos Silva, Chairman do BPI.

 

Das várias intervenções, realço a do Professor Daniel Bessa.

Ao contrário de muitas teorias e pontos de vista, este economista defende que Portugal não se pode centrar numa especialização/ imagem coesa de produção de um tipo de produto, mas de um conjunto deles. Sublinha que todos sabemos que temos de produzir mais, a questão passa por "produzir o quê?".

 

Daniel Bessa falou ainda da importância da progressão tecnológica do nosso país, sendo que as empresas que contribuam para esta balança tecnológica deveriam ser recompensadas, independentemente da área de actuação.

Outro ponto de vista interessante é o de que Portugal deverá apostar na prestação de serviços, procurando ter a oferta mais qualificada e barata da zona Euro. O objectivo seria atrair várias empresas para o nosso país para usufruírem dos mais variados serviços, tais como assistência pós-venda ou mesmo serviços call center.  

Estes foram apenas alguns dos pertinentes pontos desta intervenção.

 

Realcei esta intervenção do primeiro painel mas não posso deixar de mencionar que a qualidade foi constante ao longo do dia.

 

Durante esta semana partilharei um conjunto de dados/números mencionados nas conferências.

 

 

 

publicado por Virginia Coutinho às 00:49
link do post | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro