Quarta-feira, 10 de Agosto de 2011

Para o bem e para o mal

 

Tinha aqui sugerido um fantástico vídeo sobre o papel da Internet na democracia, quer seja pela liberdade que dá aos cidadãos (para bem e para o mal), quer seja pela possibilidade de ser usada como "polícia política" ou forma de identificar transgressores da lei.

 

Falando concretamente sobre os tumultos do Reino Unido... Esta semana o Rodrigo mencionou um artigo onde o Twitter é identificado como um catalisador destes actos de vandalismo mas, por outro lado, as redes sociais estão a servir para identificar os saqueadores.

 

No website "Catch a looter", onde são colocadas fotografias dos saqueadores, reconhece-se que muitos exibem orgulhosamente os seus saques nas redes sociais, sendo que algumas das fotos colocadas são tiradas de tweets ou de perfis de Facebook. (veja aqui algumas)

 

Como tudo, nas redes sociais, há um lado mau e um lado bom.

 

publicado por Virginia Coutinho às 09:21
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De HugoNS a 10 de Agosto de 2011 às 13:26
Como dizia o Melvin Kranzberg:
"A tecnologia não é boa, nem má, mas também não é neutra."

Ou seja, a tecnologia não é boa nem má, depende da utilização que as pessoas fazem dela. Por exemplo uma espingarda tanto pode ser utilizada para matar uma pessoa, como para reforçar a mensagem artística de um cartaz sobre o 25 de Abril.

Do mesmo modo, a Internet enquanto tecnologia de comunicação e informação, tanto pode ser utilizada para a partilha de informação entre investigadores, dispersos pelo mundo, que trabalham na cura de uma determinada doença ou para recolher ajudas para as vitimas do Tsunami em 2004, ou como por outro lado, pode ser utilizada por algumas pessoas para suportar as suas actividades ilícitas, como o tráfico de droga ou os tumultos em Londres.
De Virginia Coutinho a 10 de Agosto de 2011 às 17:43
Olá Hugo,

Antes de mais obrigada pelo feedback:)

Em relação ao teu comentário, esse é exactamente o ponto! São poucas as coisas que não têm ambos os lados e a Internet será sempre alvo de críticas, mas também um importante instrumento aos mais variados níveis e áreas de actuação.:)


Comentar post

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro