Terça-feira, 21 de Junho de 2011

A campanha do CDS-PP

 

José Pedro Amaral, Director de Comunicação e Imagem do CDS-PP, foi o palestrante convidado do seminário de hoje do IPAMAIO, uma iniciativa do IPAM.

 

A palestra intitulou-se “Marketing e Comunicação Política nas Redes Sociais” e, nas mais de duas horas de exposição, o orador falou do caso CDS-PP, tendo presenteado a plateia com uma palestra rica em factos e onde se denotou uma enorme transparência e que primou por uma grande clareza de discurso.

 

 

Tendo ficado claramente deliciada com o que absorvi naquelas horas, não quis deixar de colocar aqui alguns factos curiosos e interessantes.

 

Como é do conhecimento de muitos, e como já comentamos aqui no PiaR, foi notória a aposta nas redes sociais por parte dos partidos políticos nestas legislativas, tendo o CDS-PP se destacado.

 

Numa campanha cujos gastos estão avaliados em 650 000 euros, em que cerca de 180 000 foram gastos em comunicação e imagem (valores bastantes reduzidos comparativamente aos seus concorrentes), o Facebook teve um papel de destaque, tendo sido uma "campanha sem um único cartaz". (Acrescenta-se que apenas o BE e o PCP apostaram nesse meio de comunicação, sendo que o PS na fase final da campanha também colocou um número muito limitado de cartazes)

 

 

Entre as razões para o partido apostar nesse meio/canal/forma de comunicação estão:

 

1- é lá onde as pessoas estão. Portugal é o 72º país mais populoso do mundo, mas o 32º com maior número de utilizadores do Facebook.

2- é o futuro. Se 20% das pessoas pertencentes à Baby boomers usam a internet, 53% da Geração X fá-lo. Para além disso 80% das pessoas pertencentes à Geração Y usam a Internet, e a Geração Google já passa mais tempo na Internet do que a ver TV. (Portugal tem 4 milhões de pessoas com menos de 35 anos)

 

 

 

 

Gostaria de deixar aqui ainda alguns dados e curiosidades:

 

 

Factos:

1- Paulo Portas era quem respondia/envia as respostas a todas as perguntas/críticas feitas na página de Facebook (pelos vistos o Obama é que tem de aprender com os políticos portugueses)

2- O website do CDS-PP teve cerca de meio milhão de visitas desde a sua criação em 28 de Abril de 2010

3- A página de Facebook de Paulo Portas teve 2 303591 visualizações de publicações e 49864 opiniões sobre publicações

4- Durante a campanha mais de 56000 vídeos foram vistos 

 

Curiosidades:

1- O CDS-PP admite sofrer do "Estigma do Belenenses": "Gosto muito de vocês, mas vocês não chegam lá" (O Rodrigo Saraiva vai gostar desta!)

2- O CDS-PP quer fazer congresso dos seguidores de Paulo Portas no Facebook

3- "Paulinho das feiras" surge numa altura em que Portas ingressa no CDS e não há dinheiro para fazer campanha. Após procurar identificar os melhores locais para comunicar com o eleitorado surgem duas hipóteses: Centros comerciais (onde não poderia fazer campanha) e as feiras.

 

publicado por Virginia Coutinho às 09:28
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De Rodrigo Saraiva a 21 de Junho de 2011 às 11:51
Virginia,
relativamente a essa piada / analogia de péssimo gosto sobre essa enorme instituição qu é o Belenenses, fica apenas uma curta questão: essa curiosidade é uma constatação tua ou foi dita pelo José Pedro Amaral?

se é de tua autoria, depois falamos pessoalmente.
se é da autoria do José Pedro, vou falar com o João Almeida e eles depois que se entendam.

grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

De Virginia Coutinho a 21 de Junho de 2011 às 12:18
Não tenho conhecimentos futebolísticos para fazer tal comparação:) é tudo!
De jonasnuts a 21 de Junho de 2011 às 13:40
"Durante a campanha mais de 56000 vídeos foram vistos"

Fizeram 56.000 vídeos? OU os vídeos foram vistos um total de 56.000 vezes? É que 56.000 vídeo, é muito vídeo :)
De Virginia Coutinho a 21 de Junho de 2011 às 23:45
Certamente não fizeram tantos vídeos:) Quer isso dizer que foram vistos!
Sempre do contra Jonas:):)
De jonasnuts a 21 de Junho de 2011 às 23:48
Não é do contra, e acho os números fabulosos..... achei é que, mesmo no meio de tantos números fabulosos, 56.000 vídeos eram muita fruta :)

Comentar post

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro