Segunda-feira, 14 de Março de 2011

As Relações Públicas e a Psicologia

  

Ouvi, na passada sexta-feira, que o filho de um conhecido lhe dissera que, apesar das excelentes notas e o gosto pela medicina, não queria ser médico porque isso obrigá-lo-ia a lidar com pessoas. Optou por medicina veterinária.

 

Esse momento serviu de reflexão.

Entre muitas outras profissões da área das ciências humanas temos as Relações Públicas, onde saber lidar com as pessoas é um requisito obrigatório. Entendê-las e saber falar com elas são competências exigidas a qualquer profissional desta área, e disso ninguém duvida.

 

A maioria dos cursos de comunicação são já dotados de um grande número de cadeiras da área da psicologia, sociologia ou mesmo da antropologia, o que mais do que um acréscimo de valor é um requisito básico para cursos desta área.

 

Para aqueles que nunca tiveram essas cadeiras ou já não se recordam do seu conteúdo, deixo-lhes aqui um vídeo que compila algumas teorias de comportamento grupal, subjugadas ao tema “conformidade”, abordando autores como Solomon Asch e Muzafer Sherif.

 

 

 

 

(vídeo obtido através de Armando Alves)

 

publicado por Virginia Coutinho às 09:07
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Bruno Ribeiro a 14 de Março de 2011 às 12:45
Os trabalhos de Sherif (ao qual acrescentaria as experiências em Robers Cave sobre dinâmicas intergrupais) e de Asch são um bom ponto de partida. Ler Stanley Milgram (obediência), Philip Zimbardo (obediência e desindividuação) e Henri Tajfel (identidade social) é obrigatório. Para quem gostar de discussões, é fundamental ler as críticas de Serge Moscovici aos estudos de Asch.

Os senhores das relações públicas podem, e devem, conhecer melhor o trabalho de Edward Bernays, um dos primeiros na área a recorrer aos ensinamentos da psicologia (ou não fosse sobrinho de Freud) para aplicações na área.
De Virginia Coutinho a 14 de Março de 2011 às 19:02
Muito obrigada Bruno pelos excelentes inputs;)

Comentar post

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro