Segunda-feira, 8 de Setembro de 2008

Word of Mouth - José Manuel Costa

 

A Força de um meio

 

por: José Manuel Costa

Presidente do Grupo GCI

http://josemanuelcosta.blogs.sapo.pt/

 

Nos últimos tempos muito se tem escrito, falado, comentado, discutido acerca do mundo da blogosfera e do seu poder junto das empresas, de quem gere e faz comunicação, junto da sociedade civil e sobre o “poder” de quem escreve.

 

Ao chegar fisicamente à blogosfera, ao passar das palavras ao acto, não posso deixar de recordar uma afirmação que proferi em 2005, ainda a comunidade e conteúdos que constituem os blogs estavam longe daquilo que são hoje. Dizia eu, em entrevista, que "outra ferramenta de relações públicas e comunicação estratégica nos próximos dois anos serão os blogues. Será impossível fazer comunicação sem blogs. Não haverá forma de passar sem eles".

 

Três anos depois a realidade ai está a dar-me razão! Os blogs são um percurso sem volta, que levam as pessoas a sentirem que são ouvidas online. A sentirem que podem influenciar outros a gerar redes de confiança e de partilha de informação e opinião. A sentirem que fazem parte da democratização da comunicação, que podem gerar buzz.

publicado por Rodrigo Saraiva às 00:35
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De FlaviaPM a 8 de Setembro de 2008 às 09:49
Sim, muito boas as afirmações de José Manuel Costa a respeito das possibilidades infinitas que as medias sociais, como os blogues, podem trazer à comunicação e, principalmente, para as relações públicas.
Parabéns pelo contributo.
Mas tenho algumas questões. A princípio percebo porque ficou a espera durante três anos para abraçar e aceitar a nova forma de comunicação (análise de todas as possibilidades e viabilidade) mas gostaria de saber o que efectivamente tem em mente para esta nova ferramenta, ou seja, como irá aplica-la no dia-a-dia da consultora de comunicação?
Outra pequena observação é que tentei comentar no blogue com a mensagem original mas não foi possível por não haver nenhuma ligação para comentários, apesar de ter um feed específico para eles.

De José Manuel Costa a 8 de Setembro de 2008 às 12:32
Muito pertinente a sua pergunta! A blogosfera é parte integrante das estratégias e análise da eficácia em comunicação. Falo de serviço a cliente. Mas, temos uma regra! Comunicar, sim... mas, depois de consolidar e ter provas dadas! Já tinhamos nascido! Já somos " grandes" e com muito valor para dar ao mundo da blogosfera! Fique connosco!

jmcosta

Comentar post

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro