Sexta-feira, 11 de Junho de 2010

Word of Mouth - Virgínia Coutinho

 

  

Mundial e conduta 2.0

 

por: Virgínia Coutinho

direcção de marca e comunicação da EDP

 

 

 

As empresas têm-se deparado com a necessidade de estabelecer códigos de conduta que regulamentem a forma de estar dos seus funcionários nos social media.

 

Se por um lado, empresas como a Coca-cola e Kodak deixam ao critério dos seus colaboradores a forma de utilização dos social media e a menção da marca nesse contexto (apelando apenas ao bom senso e transparência), nem sempre a “liberdade” é bem vista.

 

Muitas outras empresas optam por proibir o seu uso. Na realidade portuguesa existem empresas onde o uso das redes sociais é apenas permitido, no local de trabalho, a partir das 18h30, noutras o seu uso no contexto de trabalho é completamente proibido A ideia de que a diminuição da produtividade está relacionado com o uso de social media no trabalho, não é uma crença de apenas países como a Índia – ver estudo, e muitos outros problemas advindos desta utilização, como problemas de segurança, deixam os empregadores reticentes. Apesar de todos os riscos, continua-se a acreditar que as vantagens da liberdade de uso são maiores.

 

Este post faz ainda mais sentido se tivermos em conta que a selecção espanhola tinha sido proibida, em finais de Maio, de usar as redes sociais, e ontem o seleccionador holandês, Bert van Marwijk, proibiu também a sua selecção de usar o Twitter durante o Mundial.

 

Possivelmente ninguém poderia antever a necessidade de uma selecção de futebol ter um código de conduta 2.0 (tal como a TAP também não pensou precisar), mas na verdade todo o tipo de instituição/organização que implique pessoas utilizadoras do mais variados tipos de social media, precisa de se precaver. A criação de um código de conduta nas redes sociais pode parecer algo pouco necessário, mas cada vez mais se vê que a melhor forma de evitar problemas será antecipá-los e que a proibição está longe de ser a solução.

Ver também.

publicado por Rodrigo Saraiva às 14:55
link do post | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro