Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2010

Comunicação não faz milagres

Depois de aqui ter deixado nota do regresso de David Plouffe à “máquina” Democrata, fica-se hoje a saber que outro estratega de renome, Stan Greenberg, conhecido como o homem que aconselhou Bill Clinton e Tony Blair, está de volta ao activo, mais uma vez ao serviço dos Trabalhistas.

 

Isto demonstra a importância que a Comunicação tem numa estratégia política, nomeadamente em campanhas.

 

Mas também é verdade que a Comunicação e os bons Comunicadores não fazem milagres. O ponto fundamental continua a ser o Candidato. Plouffe e Greenberg trabalharam com políticos de enorme potencial, com grande carisma. Obama, Clinton e Blair podem ter tido muito treino, mas têm características inatas que ajudam ao sucesso.

 

Ainda ontem estava a pensar se em Portugal teria acontecido algo semelhante. Um caso de uma campanha que não estava a correr bem. Recordo-me das Autárquicas 2005 em Lisboa e da desastrada campanha de Manuel Maria Carrilho. A certa altura foi necessário que Luis Bernardo, assessor de imprensa de José Sócrates, fosse dirigir a campanha do ex-Ministro da Cultura, de quem já tinha sido assessor, até ao final. Mas aqui, lá está o que acima disse, não havia milagre possível.
 

publicado por Rodrigo Saraiva às 12:00
link | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

arquivos

pesquisar

subscrever feeds