Segunda-feira, 30 de Novembro de 2009

A virtude do tempo

Se, por um lado, o “tempo” tem a virtude de desconstruir informações que num determinado momento foram apresentadas ao mundo como verdades absolutas, por outro lado, tem o dom de confirmar factos que foram avançados em determinado contexto.

 
Tudo isto ainda propósito do trabalho realizado pelo Rodrigo sobre os rankings das consultoras de comunicação em Portugal, no qual foram depositadas muitas horas de pesquisa, orientadas pelo rigor e pelo espírito construtivo a favor da credibilização do sector da relações públicas.
 
É por isso que o autor destas linhas não poderia deixar de mencionar uma notícia na edição electrónica de hoje da Meios & Publicidade, e que, citando o Jornal de Negócios, confirma que os valores de facturação da Cunha Vaz & Associados foi de 4,7 milhões de euros, tal como já tinha sido avançado aqui no PiaR.
 
Na altura, não faltaram algumas críticas a desvalorizar o trabalho apresentado. No entanto, essas mesmas empresas não avançaram qualquer número alternativo, porque parece que há ainda neste mercado quem encare os valores de facturação como se de um novo “segredo de Fátima” tratasse.
 
Seja como for, com o passar do tempo foi-se percebendo que os números do ranking do PiaR estavam muito próximos da realidade.
 
É de saudar aquelas consultoras que, através dos seus responsáveis, não tiveram receios de divulgar os seus números de forma transparente e sem aritméticas cruzadas, contribuindo, assim, para o afinamento do ranking. Estes mesmos responsáveis compreenderam que o ranking poderia ser uma boa ferramenta indicativa do sector, embora estando conscientes de que a qualidade do seu trabalho e a consistência das suas empresas não se resume à “facturação”.
 
Deste modo, e ao contrário do que poderá parecer ser o mais óbvio, este texto pouco ou nada tem a ver com a problemática dos rankings, mas antes com os comportamentos e o modo de estar das consultoras de comunicação e dos seus responsáveis no mercado.

publicado por Alexandre Guerra às 12:08
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De OCAPPUCCINO.COM a 1 de Dezembro de 2009 às 13:44
OLá Pessoal.

Parabenizo pelo excelente conteúdo postado no blog. Conheci apenas hoje mas já vou linkar na minha lista de feeds. Se acharem interessante nos linkar no 'lá por fora' ficaremos muito felizes. Somos um blog de RP do Rio Grande do Sul/Brasil.

ABRAÇOS
MATEUS

Comentar post

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

twitter wall @blog_PiaR

arquivos

pesquisar

subscrever feeds

Visitas ao poleiro