Quarta-feira, 12 de Agosto de 2009

Word of Mouth - especial 31 - André Rabanéa

 

 

Análise à acção do 31 da Armada

 

por: André Rabanéa

CEO da Torke

Fundador dos Croquette Awards

 

 

Gosto que me chamem especialista, é bom para mostrar aos meus pais e família, vão ficar orgulhosos...

 

Mas não sou um especialista em política, até tão pouco estou ao lado de algum partido político, até se forem ao meu facebook podem ver que sou um anarquista, por isso vou me concentrar no que entendo, marketing de guerrilha.

 

Sem dúvida nenhuma, uma acção de marketing de guerrilha muito bem pensada, podemos chamar esta acção de PR STUNT, quando o objectivo principal da acção é gerar retorno nos medias, através da media tradicional e web.

 

E porque gerou tanto word of mouth (boca a boca)...

 

Porque é provocativo!
 

Porque foi oportunista, timing perfeito.
 

Por que tem humor! (humor e sexo são dos temas mais viralizados e falados nos media) Porque se aproveitou de um espaço (monumento) que é do conhecimento de todos!
 

Porque aproveitaram a força da comunicação em ano de eleições para fazer uma critica ao sistema. É muito bom criticar o poder para serem notados. As marcas fazem muito isso no mercado com as que estão a investir mais, chamamos isso de marketing de emboscada, aproveitar os eventos dos concorrentes para divulgar a sua marca.
 

Porque é simples com baixo custo e eficaz, esta acção deve ter custado uns 20€, foram comprar a escada e pagaram o gasóleo do motorista do carro, acho eu, lol.


Ainda podem ter mais resultado e isso é que não pode ficar parado. Depois de uma acção no terreno existe todo o esforço de comunicação para fazer chegar a mensagem e mais gente possível.

 

Uma outra dica que deixo aqui é: O grande truque das acções de guerrilha é não dar tempo de resposta para o outro lado, enquanto eles pensam na bandeira, já deveria estar a fazer outra acção. Assim não conseguem pensar numa forma eficaz de atingir o blog e a notoriedade continua em alta.

 

Se tiver algum tipo de resposta pela parte dos outros, aproveitem a respostas para ganhar mais força, o 31 da armada já deu o chute inicial agora vai ter que ganhar o jogo.


Resumindo, continuem assim...

 

Tenho que ir jantar porque minha mulher é quem reina aqui!
 

publicado por Rodrigo Saraiva às 23:57
link | comentar | favorito

autores

Contacto

piar@sapo.pt

tags

todas as tags

links

arquivos

pesquisar

subscrever feeds